- Refletir e comunicar um problema.
- Desenvolver a sensibilidade para problemas vitais.
- Conscientizar-se sobre atitudes positivas ou negativas diante de problemas vitais.
Passos
- Escolher um coordenador para dirigir o trabalho.
- Escolher com o grupo um fato real, concreto, próximo à vida do grupo. Um fato atraente e que apresente algum conflito. Cada um pode contar um fato. Depois o grupo escolhe o mais atraente.
- Definir o gênero (na arte dramática há dois gêneros básicos: a tragédia e a comédia)
- Construir a história. O grupo já tem um fato inspirador. Agora é preciso construir uma história. Dependendo do tema do fato, pode-se fazer pesquisas.
- Caracterizar os personagens: ao construir a história, é bom já ir definindo os personagens principais. É preciso deixar claro as caracteristícas de cada personagem na representação (ex.: dominante, astuto, bobo, brincalhão, paternalista, etc). Observação: Não há necessidade de muitos personagens em um sociodrama.
- Armar o roteiro: É preciso ordenar as cenas das história. Definir bem o que acontece em cada cena e os personagens que vão atuar nela. Cada personagem ensaia o seu papel.
- Organizar a apresentação: Preparar o cenário, os disfarces para os personagens, o fundo musical..
- Realizar o sociodrama, fazendo os espectadores participarem. Dialogar com os espectadores, reconstruindo a história, analisando a história, levantando propostas para mudar o quadro.
Avaliação
- Como nos sentimos?
- Que ensinamentos podemos tirar da experiência?
- Do que mais gostamos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário