1- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro.
2- Desenvolver a capacidade de manifestar-se na vida.
3- Contribuir para a ampliação do conhecimento do outro.
4- Participar direta ou indiretamente de uma discussão.
5- Exercitar a elaboração de síntese.
Passos
- Dividir a turma em dois sub-grupos, que formarão dois círculos. O círculo interno será o da verbalização, que tem como tarefa, a discussão de um tema proposto. O círculo externo será o de observação. À ele cabe a tarefa de observar o processo de discussão e o conteúdo da mesma.
- O Coordenador lança uma pergunta sobre o tema (capaz de provocar uma discussão). Somenteo grupo interno poderá responder, discutindo o assunto.
- Durante a dicussão, o grupo de observação, apenas registra idéias esquecidas pelo grupo de verbalização, anota dúvidas, e outros pontos que gostariam de falar.
- Após 10 minutos de discussão, inverter os grupos.
- Coordenador formula a mesma questão ou outra para que o grupo, de observação agora na posição de verbalização, possa expressar idéias, completar idéias do grupo anterior, exemplificar, etc.
- Após 10 minutos formar uma grande círculo:
- Fazer uma síntese dos pontos discutidos;
- Tirar dúvidas;
- Fazer uma avaliação.
Observação: - É responsabilidade do coordenador cuidar de:
- Formular bem as perguntas;
- Ficar atento para que todos participem;
- Fazer com que o grupo de verbalização se expresse de maneira clara para que todos possam ouvir suas opiniões;
- Fazer com que o grupo de observação fique absolutamente calado durante a discussão do grupo de dentro;
- Marcar o tempo e determinar a troca de posições;
- Abrir o debate final no grupão;
- Fazer a síntese final da discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário